Marketing político prêt-à-porter?

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Marketing político prêt-à-porter?

 

 

Volta e meia aparece um “gênio” internacional querendo nos ensinar a fazer comunicação política. Desta vez é o Guillaume Liegey, que dirigiu a campanha de Emmanuel Macron, eleito presidente da França 6 meses atrás.

 

Havia lá uma inicialmente uma polarização esquerda X direita e ele vê aqui um quadro político semelhante e pontifica: “há espaço para uma campanha como a de Macron… há espaço para o novo.”

 

Já começa errando Monsieur: aqui não há essa polarização, conforme expliquei duas semanas atrás, já que o segundo colocado tem um terço das intenções de voto do primeiro. E a seguir vem o bando dos indigitados “um dígito”.

 

E mais: França é França, aqui é Brasil. Lá foi possível fazer uma campanha batendo de porta em porta. Aqui as portas se espalham desordenadamente por esse gigante adormecido. Só para o Sr. Saber, pesquisa recente do “Atlas da Notícia” (FSP 8/11/2017) mostra que “70 milhões de brasileiros vivem em áreas sem jornal ou site local”.

 

As pessoas lá & cá, os costumes & hábitos, prazeres & deveres, facilidades & dificuldades, amores & ódios… Tudo é diferente.

 

Com mais de uma centena de campanhas por aí afora, com a experiência de duas campanhas nacionais de opinião vitoriosas (forma de governo & venda de armas) aprendi que o Marketing Político não é um produto que pode ser colocado em qualquer lugar, como um carro Renault, ou um supermercado Carrefour. Não dá pra fazer Marketing Político prêt-à-porter.

 

Marketing Político é conjunto de ações estratégicas que envolvem ações publicitárias, jornalísticas, promocionais e logísticas aplicadas para divulgar a imagem de políticos, de governos ou de corporações públicas.

 

O trabalho é diferente em cada região. Imagine a diferença de País para País.

Versão dos fatos 6 – 12/11/2017

Estrategista e Consultor em Marketing Político e Institucional Chico Santa Rita é jornalista e publicitário. Criou Versão dos Fatos baseado na experiência de quase 50 anos de trabalho nas várias áreas da Comunicação. São Análises descomprometida da realidade brasileira.

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