A “arma” a favor das armas

em Versões por

 

A “arma” a favor das armas – Versão dos Fatos 7, 19 de novembro de 2017.

A campanha sobre o desarmamento é

um marco do Marketing Político.

Foi há 12 anos atrás. E acabo de receber uma lembrança dela atra’ves da Carmen Cestari. Ela foi a apresentadora da campanha na TV. Veja o que ela diz:

“Um dos maiores desafios que experimentei: enfrentar a poderosa TV Globo e seu casting de astros e estrelas numa campanha que ‘fingia’ ser sobre desarmamento!
NUNCA foi!
O que se perguntava era “Você é a favor da PROIBIÇÃO da venda LEGAL de armas e munição no Brasil?”
Entendeu a ‘pegadinha’?
Se votasse SIM, a venda LEGAL de armas e munição estaria proibida. E o que sobraria? Exatamente… apenas a venda ILEGAL, o TRÁFICO de armas… o CONTRABANDO.
Iniciamos a campanha com uma diferença de mais de 60% para o SIM.
Mas o NÃO começou a ser apresentado… E que “aula” foi dada para todo o Brasil.
Em horário nobre, logo após o JN, com Bonner encerrando invariavelmente com uma reportagem que reforçava a defesa descarada do SIM, lá vinhamos nós, com uma campanha enxuta, modesta, mas feita com paixão!
E é isso que mais me orgulha: ter feito um trabalho impecável e ético!
Cercada dos melhores profissionais desta país, capitaneados pelo mestre Chico Santa Rita.
Lá se vão 12 anos e dos 47 dias intensos em que viramos madrugadas.
A rotina de gravar uma… duas… quatro e até mesmo cinco vezes, me fez enxergar o quanto o nosso trabalho é meticuloso e difícil. É preciso amar muito tudo isso…
Enfrentar o poder estabelecido na época foi demais!
Enfrentar o ministro da Justiça e todo o staff de Lula foi o máximo!
Só não foi maior do que o reconhecimento nas ruas após a estrondosa vitória do SIM!
SIM… vencemos de VIRADA!
O placar se inverteu e o NÃO mostrou ao Brasil o grande engodo que estava sendo proposto.
Ah…. só pra esclarecer os mais desinformados.
Eu NÃO apoio intervenção militar e nem o armamento da população!
Não defendo candidato A, B ou C…
Apenas relembro aqui um episódio importante da história recente do Brasil e da qual eu tive a honra de participar!
O sentimento é de gratidão (e responsabilidade!)…”

Muito oportuno num momento que o Marketing Político tem sido tão mal tratado no nosso país!

 

https://www20.opovo.com.br/app/opovo/paginasazuis/2010/05/02/noticiasjornalpaginasazuis,979388/o-estrategista-do-nao.shtml

 

Estrategista e Consultor em Marketing Político e Institucional Chico Santa Rita é jornalista e publicitário. Criou Versão dos Fatos baseado na experiência de quase 50 anos de trabalho nas várias áreas da Comunicação. São Análises descomprometida da realidade brasileira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*